sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nunca confie em um político!

Existem 3 coisas que agente fazia... que agente mais se amarrava: era andar de skate, escutar Rock in Roll e falar mal do governo. Na verdade os anos foram se passando e agente descobriu que gostava de falar mal de qualquer governo... “foda-se”, fosse ele qual fosse, de esquerda, de direita, “todos são iguais”, a regra é básica “Nunca confie em um político”. Tá ligado! Essa aqui é pra grandes oligarquias que parecem ainda dominar o Brasil, que conseguem deixar os grandes jornais brasileiros censurados durante dois anos como o Estado de São Paulo. Coisas inacreditáveis! Essa aqui é pro congresso brasileiro, essa aqui é em especial pro José Sarney. Essa aqui se chama “Que país é esse” .

(Dinho Ouro Preto no Rock in Rio 2011)

É assim que deve ser daqui pra frente! Não devemos confiar nos políticos, mas também não devemos nos omitir da nossa responsabilidade de cidadão. Com a regulamentação do direito de acesso a informação pública exercer a cidadania tornou-se, digamos, mais viável.

Mas o que é ser um cidadão ?

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, "cidadania é a qualidade ou estado do cidadão", entende-se por cidadão "o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este". No sentido etimológico da palavra, cidadão deriva da palavra civita, que em latim significa cidade, e que tem seu correlato grego na palavra politikos - aquele que habita na cidade. No sentido ateniense do termo, cidadania é o direito da pessoa em participar das decisões nos destinos da Cidade

Conheça o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas http://www.informacaopublica.org.br/

E seja um cidadão de fato e de direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário